sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Tecnologia nas sociedades humanas

 


Após um debate durante a aula de Educação e Tecnologias Contemporâneas, parei para pensar sobre a tecnologia em nossas vidas. Inicialmente a lembrança que tive foi a dos equipamentos utilizados por médicos, engenheiros, cientistas, grandes e médios agricultores, enfim, das ferramentas que o homem com o auxilio da ciência construiu.
Nesse meu pensamento os equipamentos lembrados foram aqueles cujo a ciência facilitou sua produção, os mais atuais. Percebi que a ideia que estava carregando desconsiderava as primeiras ferramentas inventadas pelo homem, a exemplo as que foram produzidas pelo homem paleolítico e posteriormente os métodos que o homem neolítico desenvolveu para fundir e produzir ferramentas de caça e proteção. Desde o período antigo até a atualidade o homem vem utilizando os recursos naturais que a natureza oferece. E se chegamos ao patamar de avanço tecnológico que estamos hoje é porque nos períodos de desenvolvimento da sociedade humana alguém passou a tentar encontrar soluções para as suas dificuldades. A partir dessa análise conclui que tecnologia é tudo aquilo o que o homem produz para facilitar a vida e/ou superar um problema, uma dificuldade.
Lembrei-me de meu pai, que é eletrônico (trabalha com tecnologia eletrônica - aparelho de som, TV, DVD) e que não costumava a "mexer" no computador. Há poucos dias ele ficou sabendo, através de um colega que também é eletrônico que é possível encontrar esquema de aparelho (de TV, Som, DVD, etc.) na net. Pediu para que meu namorado pesquisasse e imprimisse para ele. Antes Painho tinha que comprar esses esquemas em lojas especializadas. Hoje ele tem a facilidade de encontrá-lo dentro de casa sentado em frente a uma tela de computador ligado à Internet. Mais do que necessidade, isso é praticidade, comodidade e segurança. Muitas vezes ele não encontrava os esquemas nas lojas e tinha que encomendá-las e aguardar a data de entrega. Hoje em poucos minutos e em casa ele além de conseguir baixar os esquemas, tem a possibilidade de conversar, trocar experiências e tirar dúvidas com outros eletrônicos em tempo real. Fascinante!
Não importa o tempo ou espaço, as tecnologias surgem conforme as necessidades. Se no mundo contemporâneo os produtos tecnológicos são lançados em curto espaço de tempo e estão cada vez mais avançados é porque a necessidade humana está exigindo e a ciência permitindo e contribuindo.

Um comentário:

  1. Concordo com voc~e, hoje mais do que nunca a tecnologia é necessário.
    Beijos. Passa no meu blog e deixe o seu comentário

    ResponderExcluir