sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As redes sociais nas nossas relações pessoais

 


No episódio de ontem do programa "A Grande Família", exibido às 22:05 (horário de Brasília), a família Silva engressa na onda das redes sociais. De maneira engraçada, a família retrata a nova realidade de boa parte da população mundial.
Lineu Silva, influenciado pelos filhos, esposa e um amigo (seu chefe), ingressa no mundo das redes sociais, causando posteriormente, uma confusão na família, devido ao uso demasiado do computador: Lineu estava viciado na internet.  Em um desfecho da trama, ele percebe que está exagerando no tempo em que vem se dedicando a acessar a internet, e tenta se controlar, passando a utilizá-la de maneira mais controlada.
O fato é: as redes sociais vem modificando as nossas relações, seja com familiares, ou com amigos, ou em contatos profissionais, de modo que, se não utilizado corretamente, pode causar problemas nas relações presenciais. Por outro lado, é através dessa nova possibilidade de interação, que temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, até mesmo com pessoas bem distantes da nossa realidade, mas que possuem interesses em comum. Essas duas faces da moeda foram muito bem retratadas no episódio "O incluído".
O chefe da família Silva nos deu uma grande lição: dá para utilizar as redes sociais sem atrapalhar as relações presenciais.

Um comentário: